PLANO DE AULA CIÊNCIAS
Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins
Curso: Ensino Fundamental
Disciplina: Ciências. Série: 1º,
Data: Tempo previsto: 40minutos
Professora: Marileide Gomes
Tema: Preservação do Meio Ambiente.
Objetivo Geral: Estimular hábitos corretos, preservação e conservação dos bens naturais.
Objetivo Específico:
1º Perceber as conseqüências que nossos atos causam ao meio ambiente;
2º Ampliar os conhecimentos sobre a natureza;
3º Organizar os conhecimentos e reconhecer o que causa danos ao meio ambiente;
4º Valorizar a preservação dos rios, das matas e dos recursos naturais;
5º Descrever situações conhecidas de poluição e reciclagem.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Oralidade, leitura.
Encaminhamento metodológico: O conteúdo será trabalhado a partir de um vídeo sobre a preservação do meio ambiente.. Será exposto aos alunos fotos de rios poluídos, desmatamentos, sendo abordado sobre a importância de manter os rios limpos favorecendo a nossa saúde, dos animais e do meio ambiente. Comentar sobre as conseqüências da poluição. Após será enfatizado também sobre a importância da água potável para a sobrevivência dos seres vivos em geral. Em seguida será trabalhado sobre o destino correto do lixo para a não poluição, a importância da reciclagem e formas de reaproveitamento, onde será realizado o processo da reciclagem artesanal do papel, com a participação de todos os alunos.
Procedimentos de avaliação: através de desenhos
1º Reconhece situações de poluição;
2º Descreve com coerência o que realmente acontece com o meio ambiente;
3º Valoriza os cuidados com o meio ambiente;
4º Observa o ambiente que convive especialmente em casa e na escola;
5º Manifesta atitude e interesse em ajudar e preservar o meio ambiente:
6º Contribui para a limpeza, conservação e manutenção do ambiente que freqüenta.
Estratégia e recursos da aula:
Explanação e introdução do tema em sala de aula;
Levar os alunos para assistir o vídeo ;
Diálogo sobre o vídeo;
Realização de atividades através de desenhos livre sobre o tema abordado.
Rec
Nenhum comentário:
Postar um comentário